O setor automobilístico brasileiro respondeu por nada menos que 22% do PIB nacional em 2020, de acordo com o site Novo Varejo. Pelo tamanho da cadeia de suprimentos que mobiliza – e do número de empregos que gera – a logística do setor tem importância crucial na recuperação industrial e econômica do país.

Os três anos de crescimento na produção e venda de veículos após a crise de 2016 foram interrompidos pelo forte impacto do coronavírus, responsável por uma queda de 31,6% na fabricação de automóveis no ano passado. Em um período de incertezas e lenta recuperação, o desafio tem sido evoluir para sobreviver, buscando na adaptação e na inovação os meios para sair mais forte da crise.

Para conhecer uma virada consistente, o desempenho nessa indústria depende em enorme medida da performance dos operadores logísticos e transportadoras, que devem garantir, em épocas de bonança como de crise, um fluxo contínuo de matéria-prima, peças, componentes e veículos entre fornecedores, montadoras, concessionárias e clientes.

Automação exige performance logística
Os operadores logísticos são os elos da produção, armazenagem e distribuição de automóveis e autopeças, e devem responder com agilidade e precisão ao aprimoramento nas linhas de montagem das fábricas, cada vez mais automatizadas e com estoques cada vez mais enxutos.

Isso porque automação das linhas acelera o processo de produção, intensificando a demanda de peças e componentes dos fornecedores. O forte ritmo de produção exige maior assertividade dos operadores para manter a linha abastecida no timing preciso, com a quantidade correta dos componentes requeridos e atentos a eventuais demandas não programadas, decorrentes de rupturas na cadeia de suprimentos.

Atualmente, para garantir um alto nível de serviço nesta indústria, é preciso correr atrás do avanço tecnológico e dos requisitos de qualidade exigidos pelas montadoras – uma pressão, contudo, a que a logística do setor já está acostumada.

Vocação histórica para a inovação
As inovações logísticas no segmento automotivo são, há pelo menos meio século, referência para o restante da indústria, por conta da exigência em responder aos avanços num setor que opera com tecnologia de ponta. Em época de pandemia, essa atuação de vanguarda traz a marca da evolução acelerada de tradicionais filosofias de produção, que perseguem continuamente a fórmula da excelência em práticas como Lean, Just in Time, Milk Run  e Cross Docking.

A fórmula consiste em reduzir custos e aumentar a eficiência com mínimo desperdício e máxima sincronia de toda a cadeia de suprimentos – tudo isso sem perda de qualidade e no menor tempo possível.

Uma equação complicada, que operadores logísticos só podem solucionar a partir de uma gestão integrada da cadeia logística, localização estratégica de centros de distribuição, transporte eficiente para alimentação das linhas, uso de softwares de gestão para controle de processos e de inventário – e outra série de ferramentas, como a pré-montagem, kitting e sequenciamento, além de formas de ressuprimento inteligente da fábrica e da linha de produção.

Se adicionarmos a esta lista a adoção de uma base tecnológica e ampla digitalização das rotinas de operação e segurança no transporte da carga, ela já ganha um nome próprio: Logística 4.0.

A conclusão você já pode imaginar: na indústria automobilística de nossos dias, não é possível visualizar a prestação de serviços logísticos customizados, confíáveis, com custo competitivo e agilidade operacional sem um programa de automação e digitalização das atividades, aliados a uma orientação estratégica dos investimentos em TI.   

Soluções de ponta
Para atender às exigências do setor automobilístico, a Soluciona Logística conta com equipes e equipamentos de ponta para atividades de coleta e planejamento de entregas (Milk Run) e administração da produção com hora certa (Just in Time). 

Nossas soluções incluem:

  • Redução de inventário de embalagens
  • Tracking desde o fornecedor até a planta
  • Métodos de transporte Just-in-time, Milk-run e Kanban
  • Transporte emergencial, transporte sequencial, interplantes e transporte de container
  • Inibição do fornecedor em enviar excesso de programa
  • Respostas rápidas em caso de anomalias (ruptura de estoque, mudança de programação etc.)

Vamos evoluir juntos?

A Soluciona oferece soluções otimizadas e inteligentes, de alta performance, com foco na redução de custos operacionais e maximização dos resultados das operações. Tem um desafio para nós? Entre em contato e agende uma conversa com nossos consultores.