Desafios e oportunidade na logística Moveleira

Já não é surpresa que, mesmo em meio ao enorme impacto econômico da pandemia do coronavírus, muitos segmentos da indústria conseguiram manter uma excelente performance. Alguns por razões bastante evidentes, como nos setores farmacêutico, alimentício e de higiene pessoal. Outros, por razões menos intuitivas, foram beneficiados indiretos da mudança abrupta de comportamento do consumidor neste período.

É o caso da indústria moveleira, que vem tendo demanda crescente desde o segundo semestre do último ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. O volume de vendas de móveis em 2020 superou o do ano anterior em 11,9% e, em maio de 2021, o setor era uma das cinco atividades econômicas que já apresentavam desempenho equivalente à pré-pandemia.

O segredo desta performance deriva da maior permanência das pessoas em casa e da consequente revalorização do espaço residencial e busca por mais conforto – além do investimento em espaços de home office, uma tendência que parece ter chegado para ficar.

O crescimento acentuado na venda de móveis em plena pandemia pegou a indústria de surpresa, fazendo com que a demanda superasse a oferta ao longo dos últimos meses. Resultado: estoques em baixa, preços de insumos em alta, falta de matéria-prima e grandes desafios logísticos para atravessar essa conjuntura desfavorável. Hoje vamos entender um pouco melhor a logística do setor.

LOGÍSTICA COMPLEXA

O setor moveleiro concentra seus principais polos de produção e exportação na região Sul. Já a região Sudeste apresenta o maior ecossistema de empresas do segmento, considerado um dos mais importantes da indústria brasileira. A rede de fornecedores estende-se por todo o território nacional, e a logística de distribuição é considerada bastante complexa.

Isto se deve principalmente à dificuldade operacional para realizar coletas e entregas nos grandes centros urbanos, tanto pela restrição de circulação a caminhões quanto pelos grandes e frágeis volumes transportados, que requerem um manuseio cuidadoso e especializado dos produtos, em geral feitos de madeira ou chapas aglomeradas, o que demanda o uso de embalagens customizadas e resistentes.

TERCEIRIZAÇÃO

O grande risco de avarias envolvido no transporte de mobiliário, aliado à necessidade de efetuar entregas rápidas a um custo razoável, faz com que os fabricantes recorram, quase sempre, a operadoras especializadas em todas as etapas logísticas.

Encontrar um parceiro confiável para esta terceirização é um achado de enorme valor, já que deste modo, além de garantir a integridade da carga e o respeito a prazos, é possível evitar gastos com a operação e manutenção de frota de veículos, e usufruir de recursos tecnológicos de última geração para melhorar o desempenho logístico.

A tecnologia detida hoje pelas principais operadoras logísticas permite monitorar e dar visibilidade a todas as etapas de transporte, controlar os tempos de entrega, reprogramar rotas por ocasião de imprevistos, intensificar a reposição de volumes, entre muitos outros serviços.

E-COMMERCE            

Tecnologias que ofereçam integração e visibilidade da cadeia logística vêm se tornando imprescindíveis nestes tempos de explosão do comércio eletrônico. Principalmente num setor em que, dadas as características dos produtos, os custos e prazos de transporte costumam ser maiores do que em outros segmentos. Para compensar o valor do frete num mercado extremamente competitivo – e onde os consumidores vêm se acostumando a prazos de entrega cada vez menores – a única saída para se diferenciar está em oferecer um alto nível de serviço, que vai da excelência operacional à qualidade da informação oferecida aos clientes.

No transporte, a tecnologia se faz representar pelos sistemas de roteirização, que permitem definir melhores trajetos e períodos de viagem, poupando gastos com combustível e manutenção. Também o rastreamento dos veículos, seja por GPS ou radiofrequência, permitem monitorar os deslocamentos em tempo real, dando maior exatidão à previsão de entrega.

Vamos juntos?

A Soluciona possui grande experiência em transporte de móveis de forma convencional e em datas sazonais, como Black Friday e final de ano. Nosso diferencial é um alto índice de preservação da integridade da carga e cumprimento de prazos por meio de equipes altamente qualificadas.

 Entre em contato e agende uma conversa com nossos consultores.