Transporte com sustentabilidade

Em todo o mundo, a pressão social crescente sobre o impacto ambiental das empresas tem alimentado uma tendência irrefreável de descarbonização da economia. No setor logístico, essa tendência se traduz em uma preocupação cada vez maior sobre as emissões de gases do efeito estufa (GEE) no transporte, uma das principais fontes de poluição no planeta.

Embora em uma fase ainda inicial, onde embarcadores e operadores logísticos realizam estudos de viabilidade para a adoção em massa de veículos movidos a combustíveis “limpos” – como eletricidade e gás natural – já é possível reconhecer que a mentalidade empresarial sobre o assunto mudou sensivelmente nos últimos anos, em benefício de um futuro com menor emissão de poluentes.

Este movimento também se intensifica devido aos requisitos cada vez mais rígidos impostos sobre o uso de combustíveis fósseis e poluição sonora nas cidades, e à visão de que, no longo prazo, a adoção de tecnologias limpas e inovadoras reverterá em uma rentabilidade maior para as empresas que embarcarem nesta onda.

Exemplo de transporte sustentável
A Soluciona Logística, de São Paulo, é exemplo de operadora que vem dando sua contribuição para esta mudança de mindset quando o assunto é transporte sustentável. A empresa deu início em 2021 à experiência de uso de veículo elétrico para o transporte de itens de moda junto à sua parceira C&A na região metropolitana da capital paulista, e acaba de adquirir dois caminhões a gás da Scania para atuar em rotas de longa distância.

A adesão dos operadores a este novo modo de transporte, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, também se mostra um trunfo na conquista de contratos junto a embarcadores comprometidos com a sustentabilidade, uma vez que contribui efetivamente para as metas de redução da pegada de carbono em suas atividades.

No caso dos motores a gás, em particular, as transportadoras apostam numa tecnologia que já se mostrou equivalente, em potência e desempenho, aos seus congêneres a diesel, com a vantagem evidente de menor emissão de poluentes, ruído e vibração.

Desempenho e tecnologia

Previstos para começar a rodar em janeiro do próximo ano, os caminhões adquiridos pela Soluciona exibem um motor a gás de 6 cilindros, 13 litros e 410 cavalos, o mais potente no portfolio da fabricante, com autonomia para rodar entre 400 e 500 quilômetros com um cilindro cheio, dependendo da topografia da rota e da carga transportada.

Os veículos contam ainda com uma caixa de câmbio automatizada que possibilita um menor consumo de combustível e trocas de marcha rápidas e precisas. Já o seu dispositivo de reaproveitamento da circulação de gás (EGR), instalado em linha com o motor, permite equilibrar a mistura de ar e gás para uma combustão mais eficiente, regular a dissipação de calor e evitar a perda de bombeamento (“pumping loss”) com uma adição milimétrica do gás.

À diferença dos veículos a diesel, o caminhão a gás não possui freio motor, o que requer o uso de um retarder com potência de 670 hp, e uso de óleo lubrificante específico para compensar a diferença de lubricidade entre os dois combustíveis. O cilindro de gás natural comprimido também possui três válvulas de segurança que protegem contra o excesso de temperatura, pressão e rompimentos.

Caminhão elétrico

A C&A Brasil usará, em 2021, o caminhão elétrico da Soluciona para abastecimento de produtos para reduzir as emissões de gases poluentes. O transporte atenderá à demanda da região metropolitana de São Paulo, tendo como ponto de partida o Centro de Distribuição Tamboré, em Barueri (SP). A companhia pretende aumentar o uso de veículos menos poluentes no transporte de seus produtos. Também a Soluciona pretende ampliar gradativamente a presença de veículos elétricos em sua frota, que hoje conta com cerca de 500 caminhões.

Vamos evoluir juntos?

A Soluciona oferece soluções otimizadas e inteligentes, de alta performance, com foco na redução de custos operacionais e maximização dos resultados das operações. Queremos ser seus parceiros nessa jornada.
Que tal conversarmos sobre as necessidades da sua empresa?