8 grandes tendências tecnológicas em logística.

A pandemia despertou a logística global para a urgência de tornar as cadeias de suprimentos cada vez mais ágeis, eficientes e flexíveis. Isto se dá por meio da digitalização e automação de processos, combinadas a soluções de gerenciamento sustentáveis e centradas nos clientes.

Adicionalmente, a importância estratégica crescente da logística para a indústria vem fazendo afluir investimentos bilionários para o setor. Aqui, a transformação digital é o principal – e para muitos o único – caminho a seguir na logística, recebendo investimentos de cerca de US$ 1,72 trilhão até 2025.

Além de ser um diferencial de mercado, a inovação em logística tem impacto em todos os negócios, algo valioso num setor com custos crescentes e demandas imprevisíveis. É por isso que hoje vamos abordar 8 das tendências em inovação tecnológica que mais se destacam em nível global.   

1) Robótica

A primeira geração de robôs de automação avançada já se destaca na logística e na indústria, mostrando a vantagem de sua adoção em atividades como coleta, armazenagem, distribuição e entregas no futuro próximo. A automação de processos robóticos (RPA) evoluiu muito nos últimos anos nos principais centros industriais do planeta, graças a novas tecnologias e adaptação crescente aos processos logísticos.

Robôs móveis autônomos auxiliam os humanos no armazenamento e descarga de estoque, e veículos guiados automatizados realizam o transporte de itens no depósito ou entre diferentes instalações. Sua capacidade de aprendizado (machine learning), possibilitará que as máquinas tragam grande produtividade a atividades rotineiras e assumam, com grande eficiência, funções perigosas hoje cumpridas por humanos, como no gerenciamento de frotas para o embarque de produtos químicos.

2) Internet das Coisas

Ao conectar virtualmente quaisquer objetos entre si, a Internet das Coisas representa um salto para a coleta e análise de dados ao longo de toda a cadeia de suprimentos, aumentando sua visibilidade, participando ativamente de processos automatizados e facilitando a tomada de decisão. Atualmente, já temos soluções avançadas materializadas, por exemplo, em sensores de frota que otimizam rotas em tempo real. No armazenamento, também melhoram a visibilidade do gerenciamento de estoque, monitoram as condições de armazenamento e permitem manutenção preditiva. Ao permitir conectividade com baixa latência, a popularização da tecnologia 5G vai certamente representar um salto para sua adoção.

 

3) Computação em Nuvem

Num ambiente de inovação onde as tecnologias se sucedem rapidamente, a possibilidade de contar com ferramentas de gerenciamento centralizadas na nuvem permitem grande flexibilidade para sintonizar o ritmo dos processos logísticos às oscilações de demanda de mercado. Isto porque ela abriga, na internet, um conjunto virtual de recursos de armazenamento, recuperação, rede, software, análise e inteligência de dados que tornam muito mais eficientes atividades como gerenciamento de frota, de pedidos e de entregas – principalmente se combinados a tecnologias baseadas em Internet das Coisas.

4) Automação de Armazém

O uso de softwares de logística baseados na nuvem para lidar com uma grande quantidade de pedidos em armazéns foi popularizada pela Amazon. Agora, com a pandemia e a explosão do e-commerce, a diretriz de substituir a mão de obra humana por soluções de análise computacional e robótica tornou-se um caminho sem volta para operadoras obrigadas a diminuir o tempo de processamento de entregas – reduzindo, de quebra, também o índice de erros humanos. A próxima fase na automação de armazéns virá da integração de tecnologias baseadas em IoT (Internet das Coisas) e sistemas avançados de gerenciamento de depósito.

5) Inteligência Artificial

A adoção de IA na logística vem na esteira de outras iniciativas tecnológicas, como aprendizado de máquina (machine learning), computação em nuvem, maior poder de processamento e análises de big data. Ela melhora a eficiência da cadeia de suprimentos com recursos de reconhecimento visual e previsão de demanda, além de impulsionar a automação dos fluxos de trabalho e a autocorreção de problemas.

6) Veículos autônomos e drones

Vedetes quando o assunto é a logística do futuro, os veículos autônomos já são realidade na forma de empilhadeiras e carros de transporte em pátios e depósitos. Sua adoção em ambientes públicos e compartilhados como rodovias, contudo, ainda requer a supervisão humana, por razões legais ou de segurança – mas deve ocorrer em médio prazo, graças aos  avanços tecnológicos em IA, sensores e dispositivos de direção autônoma. Já o uso e a regulamentação de drones vem se intensificando, principalmente para entregas automatizadas em primeira e última milha, intralogística e vigilância.

7) Hiper-automação

Se a automação recorre a diferentes tecnologias para tocar com eficiência diferentes áreas da logística, na chamada “hiper-automação” a ordem é integrar as últimas tecnologias disponíveis, como IA, reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e automação de processos robóticos (RPA), buscando um fluxo ótimo entre vendas, gestão de fornecedores, planejamento, compras, distribuição e para a melhoria dos pontos de contato com o cliente. Não à toa, o modelo vem sendo explorado principalmente por empresas de comércio eletrônico, mercado que exige cada vez mais o uso de ferramentas avançadas de análise e tratamento de dados para melhorar seu desempenho operacional.

 

8) Blockchain

Ao permitir o compartilhamento de dados de forma rápida e segura, a tecnologia Blockchain promete reduzir a complexidade das cadeias de suprimento, conferindo grande confiabilidade, transparência e automação a processos administrativos e comerciais. Isto porque ela opera como um grande livro de transações, cujas operações são validadas por mineradores anônimos e não podem ser posteriormente alteradas. Também se vislumbra sua integração a softwares logísticos que lidam com pagamentos, gerenciamento de frotas e no rastreamento de remessas. Contratos inteligentes e uso de criptomoedas também abrem novas oportunidades de serviços e modelos de negócios na logística.

Vamos juntos?

A Soluciona está na vanguarda da logística de embarque e transporte de cargas no Brasil. Tem um desafio para nós? Entre em contato e agende uma conversa com nossos consultores.