O mercado farmacêutico brasileiro está em franco crescimento e deve movimentar cerca de US$ 43 bilhões até 2023. A reboque desta tendência, as empresas de logística depositam grandes expectativas neste setor. Entretanto, além das demandas usuais por um transporte rápido e de custos inteligentes, o setor farmacêutico exige cuidados especiais no transporte de medicamentos e demais produtos de saúde vendidos em farmácias.

Para atuar na área, as empresas de logística precisam seguir padrões estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e obter autorizações locais, fornecidas pelas prefeituras e pelos estados. Além disso, é necessário que o transportador invista em equipamentos específicos, sistemas sistemas de controle e gestão de qualidade, treinamentos e reciclagem de funcionários e credenciamento da empresa no CRF – Conselho Regional de Farmácia.

Confira os demais cuidados essenciais no transporte de cargas farmacêuticas!

Principais certificações e autorizações

As principais certificações e autorizações para o transporte de cargas farmacêuticas são:

● Adequação às Boas Práticas de Transporte de Cargas Farmacêuticas da ANVISA

● Autorização de funcionamento e autorização especial da ANVISA para o transporte de medicamentos controlados

● Autorização da vigilância sanitária municipal

● Contratação de um farmacêutico responsável pelos procedimentos

● Credenciamento no CRF – Conselho Regional de Farmácia

Padrão ANVISA: elevando a qualidade dos serviços

Segundo Toni Trajano, CEO da Soluciona, para seguir os padrões da ANVISA e ir além das normas, é necessário cuidar de forma muito mais detalhista dos procedimentos de carregamento, entrega e devolução de cargas, além de um controle muito maior de todos os componentes e da documentação envolvida.

“O mercado prima por prazos e por um altíssimo padrão de controle de estabilidade dos produtos expostos a determinados ambientes, ou seja, há um enorme cuidado com o acondicionamento das cargas, pois elas precisam ser transportadas em temperaturas específicas, por exemplo”, explica.

Como consequência do início das operações da Soluciona no transporte de cargas farmacêuticas, o padrão de serviços da empresa para todos os segmentos atendidos também subiu a um patamar ainda maior. “Além de seguir as normas da ANVISA, nos preocupamos em oferecer uma qualidade ainda mais alta que a média para nossos clientes do mercado farmacêutico. Em paralelo, elevamos toda a nossa operação para o nível ANVISA, mesmo no transporte de cargas para o varejo, por exemplo”, afirma o CEO.

Vamos evoluir juntos?

A Soluciona oferece soluções otimizadas e inteligentes, de alta performance, com foco na redução de custos operacionais e maximização dos resultados das operações para o mercado farmacêutico. Queremos ser seus parceiros nessa jornada. Que tal conversarmos sobre as necessidades da sua empresa?