A importância da black friday na retomada do varejo

Depois de tantos meses de retração econômica e com o varejo ora de portas fechadas, ora funcionando com restrições, o Brasil deve ter uma das maiores temporadas de liquidações já vistas. O movimento de descontos para tentar uma retomada começa em 3 de setembro, com a Semana do Brasil, e deve atingir o ápice na semana da Black Friday, em 27 de novembro. O e-commerce deve ser o canal comercial de maior destaque. Nessa expectativa, a logística para a Black Friday também precisa estar afinada.

Quais os principais desafios da logística para a Black Friday? Como as empresas de logística e as empresas contratantes podem se preparar e se planejar para isso? Alfredo Fajardo Junior, Gerente Corporativo de Negócios e Projetos na Soluciona Logística, responde às principais perguntas.

Logística para a Black Friday: planejamento para aumento de demanda

 A Black Friday já está consolidada no calendário do varejo brasileiro como um dos momentos de maior faturamento do comércio, com destaque para o e-commerce. No ano da pandemia, o e-commerce deve reinar ainda mais absoluto. Portanto, já há uma previsibilidade sobre o principal canal de vendas para a maior parte do comércio.

Cabe ao comércio:

  • Compreender quais os produtos em alta
  • Entender quais os mais lucrativos
  • Definir quais receberão desconto e seus respectivos percentuais
  • Analisar o inventário dos produtos em estoque
  • Determinar as campanhas de marketing e divulgação
  • Confirmar a viabilidade dos prazos de entrega e o valor dos fretes, evitando atrasos e garantindo a satisfação do consumidor.

A partir daí, a logística deve ser planejada a quatro mãos entre o varejo e seus fornecedores, tendo em vista a melhor entrega para os consumidores. “É importante definir antecipadamente as quantidades de mercadorias que podem ser transportadas, os equipamentos que podem ser utilizados e as rotas que tenham sinergias operacionais. Isso tem acontecido de forma muito positiva, garantindo incremento ao faturamento das empresas nos últimos anos”, afirma Alfredo.

Qual e melhor forma de atender a esse aumento de demanda? 

A partir das definições do varejo, é preciso um estudo e um esforço de inteligência das áreas operacional e de planejamento logístico para que haja equipamentos suficientes para essas necessidades. “Do ponto de vista das empresas de logística, é possível fazer isso com o remanejamento de frota, pelo uso de frota extra nas operações, de captação de parceiros e agregados no mercado, além da contratação pontual de pequenos frotistas”.

Alinhando as operações com cada varejista

Cada varejista tem uma particularidade. Há os que preferem fazer vendas antecipadas já nos preços da Black Friday, há os que não aderem a essa prática. Muitos já trabalham com maior volumetria de mercadorias nos últimos 10 dias de cada mês. “A maioria das empresas já conta com um número de equipamentos pensado justamente para dar conta dos períodos de alta demanda. Isso traz flexibilidade e várias opções de estratégias para períodos como a Black Friday”, afirma Alfredo.

Caprichando no pós-venda

A qualidade do pós-venda é fundamental para o sucesso na experiência do cliente. Os canais de atendimento ao consumidor precisam estar funcionando adequadamente a fim de resolver problemas e auxiliá-lo no que for necessário. Essas boas práticas são fundamentais para a fidelização do cliente. Em momentos de crise, quando o consumidor tende a ser mais conservador na hora da compra, isso é ainda mais importante.

O primeiro passo para fidelizar o cliente, porém, é garantir a qualidade do serviço prestado desde o início. No caso da entrega dos produtos vendidos, isso vem desde o início do planejamento da logística para a Black Friday.

Preparar a logística reversa

Com tanto aumento nas vendas, ocorre também um aumento nas trocas, cancelamentos e devoluções. Isso é verdade principalmente no e-commerce. Portanto, uma estratégia bem pensada de logística reversa é fundamental. Ela precisa ser compatível com o volume de vendas estimado a fim de evitar atrasos nesse tipo de solicitação do consumidor, o que também tem impactos na experiência do cliente e na fidelização.

Vamos evoluir juntos?

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