Logística farmacêutica requer especialização e investimento

Um dos setores mais resilientes da economia, devido à sua importância para a saúde das pessoas, o mercado de produtos farmacêuticos manteve-se aquecido ao longo de todo o período de pandemia.

Em especial no varejo, a grande demanda por medicamentos em hospitais, farmácias, e-commerce e outros canais tem exigido grande flexibilidade e preparo de operadores logísticos, em um setor muito regulado e com requisitos técnicos bastante rigorosos de atuação.

Investimento e cautela

Manter o abastecimento regular de medicamentos e produtos sanitários no período tem sido uma prova de fogo para o setor logístico. “A pandemia afetou drasticamente a economia, e com o setor farmacêutico não foi diferente”, explica João Trajano, diretor de operações da Soluciona Logística.

Embora o momento requeira investimento em novas tecnologias para ganhar em eficiência e produtividade, Trajano diz que é preciso ter cautela para não comprometer a viabilidade do negócio. “Dada a complexidade regulatória deste segmento, é necessário ter uma organização de equipamentos e capacitação que garantam uma relação custo-esforço com viabilidade competitiva.”

Um grande desafio tem sido garantir recursos tecnológicos adequados para controle e monitoramento de temperatura em todas as etapas da cadeia. Do ponto de vista do embarcador, o foco também reside na aderência às demandas regulatórias e na capacitação da mão de obra. “Em suma, é preciso investir em recursos e equipamentos técnicos específicos para este tipo de operação, evitando conflito de carga, por exemplo, com o transporte de alimentos refrigerados”, diz.

Aposta na terceirização

A terceirização logística tem se intensificado no segmento farmacêutico, devido à exigência cada vez maior de priorizar os investimentos no core business, ou seja, pesquisa e produção de medicamentos. No entanto, adequar-se às exigências do setor exige preparo.

O principal critério para a contratação de serviços logísticos atualmente é a garantia de habilitação e certificação técnicas. “A adaptação técnica para preservar a integridade da carga, sujeita a licenciamentos da Anvisa e de outros órgãos regulatórios, é o principal diferencial do segmento farmacêutico”, diz Trajano. “Destacam-se neste segmento os prestadores cujas operações sejam suportadas por um sistema de gestão da qualidade robusto para atendimento das especificações técnicas”.

Atualmente, a Anvisa permite apenas a terceirização de serviços de transporte e armazenagem, incluindo expedição. Já a manipulação com retrabalho na embalagem primária não pode ser terceirizada.

Boas práticas da logística farmacêutica

No final do ano passado, a Anvisa publicou a resolução RDC 304/2019, que estabeleceu as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos, principal referência para o setor atualmente.

Entre suas principais recomendações, destacam-se:
– Licenciamento pela Agência e órgãos de vigilância sanitária;
– Armazenamento e transporte com segregação de áreas, controle e monitoramento de temperatura e umidade;
– Farmacêutico como responsável técnico;
– Mão-de-obra especializada com capacitação periódica.

Trajano destaca que a nova resolução também confere grande importância à corresponsabilidade legal entre embarcadores, OLs e transportadores sobre os resultados dos serviços prestados ao longo de toda a cadeia de suprimento dos produtos farmacêuticos, o que reforça a necessidade de uma supervisão da qualidade em todos os elos da cadeia.

Vamos evoluir juntos?

A Soluciona possui habilitação técnica para o transporte de medicamentos, insumos e produtos controlados, e opera com um corpo técnico certificado e altamente qualificado, de prontidão para atender em qualquer ponto do país.

A empresa trabalha com baús intercambiáveis e oferece alinhamento total às necessidades das distribuidoras, com estratégia e agilidade para atender a diferentes centros de distribuição, ajudando-as a manter estoques menores. Já no segmento de transporte de terapia especializadas, opera na modalidade “built to suit”, adequada à necessidade de seus clientes.

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