Reestruturação logística vira prioridade com aquecimento da economia

Demorou, mas parece que 2020 finalmente deu a partida. Após um primeiro semestre marcado pela pandemia do coronavírus e uma interrupção forçada da economia global, as engrenagens da produção e do consumo voltaram a se mover, e já prometem um dos melhores trimestres dos últimos anos.

À retomada da economia somou-se o natural aquecimento de fim de ano do comércio, exigindo esforço redobrado das cadeias de suprimento para responder aos investimentos da indústria e à demanda do varejo.

“Para driblar a falta de equipamentos e insumos no mercado por conta da alta demanda e não perder oportunidades de negócio, as empresas devem aproveitar o momento para aperfeiçoar seus processos de logística, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade”, orienta Alfredo Pires, gerente comercial da Soluciona Logística, de São Paulo.

Ele indica o caminho das pedras para repensar os processos logísticos, e garantir que os bons resultados sejam perenes.

Integrando os processos


Segundo Alfredo, a melhoria dos processos logísticos passa por visualizá-los de maneira global. “A logística vai muito além do transporte rodoviário, ele começa nos processos de expedição”, explica. “O segredo para obter ganhos está na integração inteligente de processos, buscando aproveitar as sinergias existentes.”

Assim, o primeiro passo será entender qual o nível de transformação a empresa quer implementar. A necessidade de se adequar aos requisitos de um novo fornecedor, por exemplo, pode gerar tanto uma alteração pontual, de baixo custo, quanto ser uma oportunidade para uma reengenharia completa, que terá por resultado uma melhoria sistêmica.

“A contratação de um projeto em logística demanda um olhar especializado, que consiga reconhecer as oportunidades e oferecer um leque amplo de soluções customizadas, com diferentes possibilidades de investimento”, Alfredo explica.

A visão do especialista

Quando falamos em “olhar especializado”, é preciso ter em mente que representantes de várias ciências colaboram para repensar a estrutura logística de uma grande empresa: além de engenheiros e projetistas, especialistas em estruturação de custos, em formação de preços e viabilidade econômico-financeira, profissionais de segurança, seguros, RH…

Uma saída eficaz, neste caso, é contratar uma empresa especializada, que vai colocar à disposição um time completo de profissionais para analisar a estrutura existente e elaborar, a quatro mãos com a empresa contratante, as melhores alternativas de intervenção. Definem-se, por exemplo, a modalidade de contratações a ser usada – frota própria ou terceirizada – armazenagem própria ou compartilhada, tipos de veículos, nível de segurança, índice de produtividade desejado etc.

Após a entrega, a empresa especializada acompanha a operacionalização do projeto, de modo a verificar e corrigir possíveis desvios de desempenho.

Reveja a seguir os cinco passos de um novo projeto, de acordo com o receituário da Soluciona Logística:

  • IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES– Por meio de visitas técnicas, a empresa especializada conhece as áreas envolvidas nos processos logísticos e levanta de modo aprofundado as informações necessárias.
  • DESENHO DE OPERAÇÕES EDETALHAMENTO DE PROCESSOS – Aqui são definidos cenários de solução com níveis de detalhamento operacional que vão do macro ao micro.
  • IDENTIFICAÇÃO DOSRECURSOS DISPONÍVEIS – O estudo de viabilidade das soluções apresentadas tem como premissa a análise de todos os recursos disponíveis atualmente, o que confere sinergia entre os processos existentes e otimização financeira das operações.
  • PROPOSTA DE RECURSOS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO – A área de suprimentos tem papel fundamental nesta etapa, com a realização de cotações técnicas em parceria com especialistas da área de engenharia de projetos da empresa contratada, para viabilizar o melhor investimento.
  • CUSTEIO, PRECIFICAÇÃO E ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA – Apresentação dos estudos detalhados de projeção de custos e receitas, incluindo a formação de preços. Ao término desta etapa, é realizada a análise de viabilidade econômica da solução por meio de indicadores financeiros.

Vamos evoluir juntos?

Enquanto um novo cenário macroeconômico já desponta no horizonte, com uma recuperação em nível mundial prevista para 2021, sua empresa pode sair na frente, investindo com inteligência.

A Soluciona oferece soluções otimizadas e inteligentes, de alta performance, com foco na redução de custos operacionais e maximização dos resultados das operações. Queremos ser seus parceiros nessa jornada. Que tal conversarmos sobre as necessidades da sua empresa?