Apesar das previsões iniciais, que apontavam queda de 21% no uso de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos por conta da pandemia de Covid-19, o segmento mostrou resiliência desde então. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), houve um crescimento no consumo de itens de higiene pessoal por conta das medidas de proteção contra o corona vírus. O álcool em gel, por exemplo, deve fechar 2020 garantindo a seus fabricantes um faturamento 10 vezes maior do que em 2019.

O mercado de beleza, que vinha crescendo 10% ao ano no Brasil, viu a demanda por produtos diminuir entre os salões de cabeleireiros e centros de estética desde o início do isolamento social. Entretanto, as vendas para os consumidores finais aumentaram. Segundo a consultoria Nielsen, entre março e abril, as vendas de produtos para depilar saltaram 45% na comparação com o mesmo período de 2019. Com a retomada da Economia, a expectativa é que todo o mercado volte a crescer.

Diante de todo esse potencial, é natural que as atividades de logística para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos estejam sempre aquecidas. Há uma série de cuidados que as empresas de logística precisam tomar para atender o segmento, que está em constante mudança. Por conta disso, a Soluciona vem trazendo inovações e elevando o padrão dos serviços de logística prestados dentro do mercado. Conheça mais sobre as especificidades, dores e soluções da logística para HPPC!

Regulamentação da ANVISA e qualidade no transporte de HPPC

Todo o transporte de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entretanto, dada a natureza dos produtos, não há tantas exigências de manutenção e acondicionamento de cargas como no caso dos produtos farmacêuticos.

Segundo Jorcen Simon de Souza, farmacêutico especialista em logística farmacêutica, Mestre em Saúde Coletiva e Avaliação de Produtos Farmacêuticos  Consultor Técnico da Soluciona, os principais cuidados no transporte de HPPC são operacionais:

  • Manuseio para evitar quebras e avarias;
  • Rastreabilidade para evitar extravios e roubos;
  • Armazenagem máxima e empilhamento máximo de acordo com as instruções do fabricante;
  • Alguns produtos de higiene como sprays, aerosol, concentrações de álcool ou condições que podem ser explosivas, a depender do volume total transportado, podem requerer cuidados extras e licenças ambientais específicas.

O que o mercado pode esperar como diferenciais na logística para HPPC?

A economia do compartilhamento é uma tendência em diversos segmentos, inclusive na logística. A capacidade de  transportar diferentes tipos de cargas com acondicionamentos específicos dentro de um mesmo caminhão é um grande trunfo. Afinal, hoje já é possível transportar produtos compatíveis como vestuário, materiais de escritório e HPPC em pequenas quantidades, aproveitando rotas, agilizando entregas e barateando custos de frete das empresas contratantes.

 

Vale lembrar que produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, porém, não podem ser transportados junto a produtos químicos (matéria-prima para a indústria química), adubos e aditivos agrícolas, materiais radioativos,  produtos automotivos e alimentícios com grande odor.

Quais as inovações do mercado para o transporte de HPPC?

Há diversas inovações trazendo qualidade, flexibilidade e agilidade ao mercado de logística. Tudo isso com propostas inteligentes e custos otimizados, com velocidade na montagem de operações:

  • Serviços customizados para a necessidade do cliente, “built to suit”;
  • Baús intercambiáveis: de três a quatro containers com diferentes acondicionamentos para diferentes tipos de carga no mesmo caminhão, para diferentes destinos;
  • Alinhamento total às necessidades das distribuidoras: atendimento a diferentes centros de distribuição, ajudando-as a manter estoques menores;
  • Corpo técnico certificado e altamente qualificado, pronto para atender o cliente em qualquer lugar do país.

Vamos evoluir juntos?

A Soluciona oferece serviços customizados, inteligentes e de alta performance, com foco na redução de custos operacionais e maximização dos resultados das operações para o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Temos todos esses diferenciais e somos comprometidos com a inovação constante. Queremos ser seus parceiros nessa jornada. Que tal conversarmos sobre as necessidades da sua empresa?

Clique aqui e preencha o formulário que em breve entraremos em contato.