O transporte de alimentos e bebidas é sabidamente um dos mais importantes da logística. Afinal, trata-se de mercadorias essenciais para toda a população e de um setor extremamente resiliente da economia. Apesar do declínio moderado do setor de alimentação fora do lar, restrito às operações de delivery, drive thru e walk thru, os supermercados estão vendo a demanda crescer. Somente em São Paulo, a alta nas vendas chegou a 15% entre março e maio. Por tudo isso, a logística de alimentos e bebidas é uma atividade promissora para a superação da crise.

Independente do cenário econômico, o setor sempre apresentou desafios específicos. Além de entregar a mercadoria certa no menor tempo possível, mantendo os custos enxutos, é necessário seguir uma série de normas da ANVISA – Agência Nacional da Vigilância Sanitária para manter a segurança e a qualidade dos produtos. Diferentes alimentos requerem cuidados específicos no monitoramento de temperatura, no empilhamento e no controle anti-contaminação, sempre contando com uma documentação muito detalhada.

Convidamos o gerente de negócios e projetos da Soluciona, Alfredo Fajardo, para comentar alguns desafios e soluções da logística de alimentos e bebidas. Confira os principais pontos!

A pandemia e o cenário pós-pandêmico na logística de alimentos e bebidas

De acordo com Alfredo, os pontos mais importantes a considerar sobre o segmento são:

  • Durante a pandemia, o transporte de refrigerantes e bebidas álcoolicas teve queda de demanda, mas os alimentos elevaram em 20% o volume de vendas dentro do segmento.
  • No cenário pós-pandêmico, olhando para o longo prazo, o horizonte é azul: segundo o IBGE, a população brasileira deve chegar a 233 milhões de habitantes em 2047, cerca de 22 milhões a mais do que em 2020. Isso significa que o consumo de alimentos e bebidas ainda tem muito o que crescer.

Desafios antigos e novos

  • É preciso ter capacidade operacional para atender à alta demanda por grandes volumes em momentos específicos do mês e em algumas sazonalidades (principais datas de pagamento dos trabalhadores, feriados, datas comemorativas, etc…)
  • Também é importante atender aos padrões de pré-agendamento, reentrega e logística reversa dos grandes atacadistas e varejistas do mercado
  • O desafio atual está em trabalhar como a carga-lotação, numa única rota, sem retorno de mercadorias e embalagens
  • No entanto, há uma mudança de conceito para a carga-solução, trabalhando com diferentes veículos dedicados para transferências entre CDs e distribuição ao cliente final
  • A principal aposta é na tecnologia e nas estratégias inteligentes para efetuar transferências mais rápidas

Quais as inovações propostas pela Soluciona?

A Soluciona tem um propósito claro frente às necessidades do mercado: impulsionar a evolução logística para potencializar o negócio de seus clientes, com responsabilidade socioambiental. Para isso, ela conta com uma área de Engenharia de Projetos que entende a fundo as demandas de cada cliente e entrega estudos personalizados e inovadores que reduzem custos operacionais e maximizam resultados.

Algumas das inovações propostas para o setor são:

  • Operações 24h em conceito hot seat (troca de motoristas em pontos estratégicos)
  • Cargas compartilhadas entre diferentes clientes, baseadas na tendência da economia colaborativa
  • Aproveitamento de veículos por meio da criação de sinergias entre rotas, trazendo muito mais competitividade

Vamos evoluir juntos?

A Soluciona coloca toda a sua expertise à disposição da sua empresa! São soluções otimizadas e inteligentes, de alta performance, com foco na redução de custos operacionais e maximização dos resultados para empresas de diferentes segmentos. Queremos ser seus parceiros nessa jornada. Que tal conversarmos sobre as necessidades da sua empresa?

Clique aqui e preencha o formulário que em breve entraremos em contato.