A frota de caminhões a gás tem crescido no país, apesar da trava representada pela falta de infraestrutura adequada, como postos de abastecimento e também pela ausência de políticas públicas que incentivem o uso de gás natural veicular, o GNV. O avanço tem sido empurrado pelo aumento da consciência de que práticas
A tecnologia é uma grande aliada na otimização das atividades, ao permitir a gestão inteligente de estoques para evitar retrabalho e desperdício; com softwares de supply-chain que geram informações em tempo real e permitam decisões rápidas; adotando procedimentos para roteirização programada de entregas e soluções para o compartilhamento de cargas e rotas.
Quais os principais desafios da logística para a Black Friday? Como as empresas de logística e as empresas contratantes podem se preparar e se planejar para isso? Alfredo Fajardo Junior, Gerente Corporativo de Negócios e Projetos na Soluciona Logística, responde às principais perguntas.
Um dos setores mais resilientes da economia, devido à sua importância para a saúde das pessoas, o mercado de produtos farmacêuticos manteve-se aquecido ao longo de todo o período de pandemia.
Em especial no varejo, a grande demanda por medicamentos em hospitais, farmácias, e-commerce e outros canais tem exigido grande flexibilidade e preparo de operadores logísticos, em um setor muito regulado e com requisitos técnicos bastante rigorosos de atuação.
A pandemia despertou a logística global para a urgência de tornar as cadeias de suprimentos cada vez mais ágeis, eficientes e flexíveis. Isto se dá por meio da digitalização e automação de processos, combinadas a soluções de gerenciamento sustentáveis e centradas nos clientes.
Adicionalmente, a importância estratégica crescente da logística para a indústria vem fazendo afluir investimentos bilionários para o setor. Aqui, a transformação digital é o principal – e para muitos o único – caminho a seguir na logística, recebendo investimentos de cerca de US$ 1,72 trilhão até 2025.
Em todo o mundo, a pressão social crescente sobre o impacto ambiental das empresas tem alimentado uma tendência irrefreável de descarbonização da economia. No setor logístico, essa tendência se traduz em uma preocupação cada vez maior sobre as emissões de gases do efeito estufa (GEE) no transporte, uma das principais fontes de poluição no planeta.
Embora em uma fase ainda inicial, onde embarcadores e operadores logísticos realizam estudos de viabilidade para a adoção em massa de veículos movidos a combustíveis “limpos” – como eletricidade e gás natural – já é possível reconhecer que a mentalidade empresarial sobre o assunto mudou sensivelmente nos últimos anos, em benefício de um futuro com menor emissão de poluentes.
Já não é surpresa que, mesmo em meio ao enorme impacto econômico da pandemia do coronavírus, muitos segmentos da indústria conseguiram manter uma excelente performance. Alguns por razões bastante evidentes, como nos setores farmacêutico, alimentício e de higiene pessoal. Outros, por razões menos intuitivas, foram beneficiados indiretos da mudança abrupta de comportamento do consumidor neste período.
É o caso da indústria moveleira, que vem tendo demanda crescente desde o segundo semestre do último ano, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. O volume de vendas de móveis em 2020 superou o do ano anterior em 11,9% e, em maio de 2021, o setor era uma das cinco atividades econômicas que já apresentavam desempenho equivalente à pré-pandemia.
O dia do motorista é celebrado em 25 de julho e este ano, nós aqui da Soluciona Logística, promovemos a “SEMANA DO MOTORISTA”. O evento online e transmitido ao vivo foi realizado nos dias 26 a 29 de julho, com diversos temas relevantes não só para motoristas, mas para todos.
Durante a semana pudemos contar com as presenças de especialistas que atuam área, com muito bate papo, momentos para tirar dúvidas, em um ambiente digital que movimentou nossas redes sociais!
Extração desenfreada de recursos naturais, consumismo, destinação imprópria dos resíduos, poluição do ar e da água, perda de biodiversidade, mudanças climáticas… Os desafios mais críticos do novo milênio têm origem em questões ambientais. Não à toa, nos últimos anos a sustentabilidade passou de opção a requisito obrigatório para empresas que olham para o futuro – futuro dos negócios, do planeta e dos seus habitantes.
Essa cobrança sobre as empresas se dá por meio de legislações ambientais mais rigorosas, de estímulos financeiros em prol do desenvolvimento sustentável, da penalização do comportamento poluente e, cada vez mais, da atitude criteriosa dos consumidores, conscientes do impacto sistêmico de suas escolhas.
O ano da pandemia no futuro também será conhecido como o ano da higiene e do autocuidado. E os números do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) comprovam essa tese. O setor cresceu 5,8% em 2020 em relação ao ano anterior, e vem mantendo essa força em 2021.
Para a logística do setor isso não chegou a ser uma surpresa. O Brasil já é o quarto maior mercado de beleza no mundo e o terceiro em gasto per capita, segundo a Euromonitor, consolidando a autoestima e a saúde pessoal como atributos altamente valorizados em nosso país. A diferença em 2020 foi outra: o isolamento social representou um impulso inédito ao e-commerce, com forte repercussão na cadeia logística de distribuição, que suporta as operações diretas com os consumidores.
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