Entrevista | Toni Trajano, CEO da Soluciona Logística

A Soluciona Logística, empresa recém-filiada à Abralog, inaugura essa sessão destinada a mostrar como nossos associados têm lutado para superar os desafios da pandemia, que é o maior desafio da história da logística brasileira.

Toni Trajano, fundador e CEO da empresa criada em 2012, tem 25 anos de experiência no setor, boa parte deles atuando em empresa da própria família. Entusiasta da logística, Trajano criou a Soluciona para fazer mais – e fazer diferente, como conta nesta primeira entrevista da série.

Como a Soluciona está tocando o seu dia a dia?
Diante do cenário atual, em primeiro lugar criamos um comitê de crise, cujo foco principal  é estabelecer ações de combate ao Covid-19 e de prevenção à saúde das nossas estrelas, como carinhosamente chamamos nossos colaboradores. Como a maioria das operações dos clientes Soluciona encontram-se suspensas, optamos por conceder férias coletivas a 90% do quadro, como alternativa para preservação de empregos. Além disso, intensificamos nossos esforços nas áreas de operação, marketing e comercial aos setores farmacêutico e HPPC.

Quais são as principais dificuldades?
Devido ao isolamento social, e o consequente fechamento de pontos de venda, nossa maior dificuldade neste momento é o impacto no faturamento e a falta de previsão de normalização a curto prazo.

Nessas situações de crise, sempre surgem boas soluções – isso já tem acontecido?
Sim, pudemos fortalecer o relacionamento com um de nossos clientes, as Lojas Renner, apoiando-o em uma ação de doação de aventais para profissionais da saúde com realização da transporte, sem custo, de matéria prima do estado de São Paulo para Santa Catarina.

Manter a cadeia logística íntegra, do ponto de vista sanitário, é aspecto primordial. Quais as providências tomadas?
A primeira medida do comitê de crise foi criar um guia de prevenção com as principais medidas de higiene e segurança, com base nas orientações do Ministério da Saúde. Na sequência, distribuímos álcool em gel a todos, em especial aos motoristas que se encontram em maior exposição. Também direcionamos aos colaboradores das áreas administrativas o trabalho na modalidade home office para que pudessem continuar a desempenhar suas funções sem risco de contaminação. Além disso, disponibilizamos EPIs às equipes de campo para manipulação de produtos com baixo, ou nenhum, risco de contaminação.

Que problemas a Soluciona espera para os meses de abril e maio, quando está previsto aceleração da curva de crescimento?
O cenário de continuidade das restrições impostas e, por consequência, a postergação da retomada das operações exigirá muito diálogo com todos os stakeholders. O setor de varejo têxtil encontra-se parado em quase toda a sua totalidade, o que impacta diretamente no negócio. Estamos nos relacionando com empresas de outros setores em busca de novas oportunidades.

Como a Soluciona se vê no mercado?
A Soluciona Logística destaca-se pelo alto nível de serviço entregue, pela atuação como parceira estratégica do cliente – sendo muito mais que um fornecedor – e pela confiança e responsabilidade construídas por uma trajetória de mais de 30 anos. Estamos presentes em todo o território nacional com nossas operações dedicadas a grandes clientes de diversos setores.

Num cenário tão competitivo, como se diferenciar?
Soluciona surgiu com a clara missão de impulsionar a evolução logística brasileira, por meio da
tecnologia e inovação, para impulsionar negócios. Em sua trajetória, ela vem se destacando pelo alto índice de nível de serviço aliado à postura de parceria estratégica para o cliente. Entre nossas soluções voltadas para a evolução de negócios, temos a área de Engenharia de Projetos, focada em entender as necessidades dos clientes para otimizar custos e aumentar resultados, e o SolucionaLab, um espaço para desenvolvimento de soluções inovadoras para entregar alta performance logística aos nossos clientes. Complementando tudo está um time alinhado a uma cultura de crescimento mútuo entre pessoas, clientes e empresa. A Soluciona vem construindo sua história de sucesso pautada em valores como respeito às pessoas, responsabilidade socioambiental, inovação e compromisso com o negócio de nossos clientes.

De que forma a empresa analisa a logística do Brasil?
O segmento logístico no Brasil ainda segue o ritmo do mercado a passos lentos. Enquanto a indústria e o varejo vivem o processo de digitalização e da multicanalidade, nosso setor carrega marcas de rigidez e resistência à mudança. Nesse cenário, acreditamos que temos um papel maior no setor: impulsionar a evolução logística para potencializar o negócio de nossos clientes, com responsabilidade socioambiental. Sob uma nova perspectiva, enxergamos concorrentes como parceiros e a cadeia logística como uma grande rede. Conectamos diferentes agentes e identificamos oportunidades de otimização e crescimento mútuo. Essa nova visão amplia a acessibilidade a soluções logísticas de alta qualidade antes restritas às grandes empresas. Isso nos motiva a continuar rompendo com antigos padrões e quebrando paradigmas.

E a multimodalidade?
Acreditamos que parcerias geram mais desenvolvimento e evolução, incluindo soluções de multimodalidade, e esta é uma das nossas estratégias atuais.

Como a empresa quer ser daqui a 5 anos? 
Queremos a Soluciona entre as melhores empresas para se trabalhar no setor e que seja por sua responsabilidade socioambiental. Além disso, temos a intenção de ampliar nossa participação em diversos segmentos e modais, tudo isso conectados à meta de triplicar nosso negócio nesse período. Foto: Divulgação.

Fonte:
Abralog – https://www.abralog.com.br/noticias/como-os-associados-abralog-enfrentam-a-pandemia-e-encontram-solucoes/